MORADIA AMOREIRA

Esta proposta, ainda em desenvolvimento, diz respeito ao projecto de licenciamento de uma moradia unifamiliar, situada na freguesia de Alcabideche, no concelho de Cascais.

data

2018

localização

Amoreira

área de construção

200 m2

O projecto resulta de uma composição de dois volumes, o dominante, na cor branco, que é a própria estrutura da casa, e um segundo, de cor cinzenta escuro, que pousa no primeiro, balançando-se para fora nas suas extremidades. A casa exteriormente joga com o branco das paredes, o cinzento escuro dos vãos e deste volume que parece suspenso e destacado do restante. As guardas de vidro nas varandas trazem uma sensação de leveza e amplitude dos espaços não criando barreiras visuais.

Trata-se de uma habitação unifamiliar com pisos acima da cota de soleira e um piso abaixo da cota de soleira para estacionamento. A entrada faz-se pela fachada orientada a sul, que nos leva directamente a um átrio, ponto a partir do qual temos ligação às restantes divisões da casa. É também a partir deste ponto que temos ligação com a sala com orientação também para sul, e que se destaca pelo seu vão de janela de grandes dimensões, criando assim uma forte ligação entre o interior e o exterior. No piso superior encontramos a área intima da casa.